Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rede de informação das Rádios EBC aborda combate à violência contra o idoso

Sociólogo enumera os principais tipos de violência contra a pessoa

Violência contra o idoso: esse foi o tema discutido durante a Rede de Rádios EBC nesta quarta-feira (17). O doutor e pós-doutor em Sociologia, professor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília, Vicente de Paula Faleiros, convidado para falar sobre o assunto, diz que na maioria das vezes a especificidade da violência contra a pessoa idosa é que ela ocorre dentro de casa. Mas existe também a violência nas ruas, e ainda a social que é aquela que desvaloriza a pessoa idosa pela idade.

 

O professor diz que a violência que discrimina a pessoa pela idade tem o nome de Idadismo, que considera a pessoa como incapaz, fora de época, fora de moda, feia, rejeitada, "maracujá de gaveta". "É essa a descriminação que é difundida socialmente", avalia.

 

"Dentro de casa, são as agressões e, a maior é a psicológica, ou desvalorização da pessoa, seguida com a negligência que deixa a pessoa sem comer, desidratada, suja, sem trocar a fralda, sem remédio, sem acompanhante para o hospital e isto é mais comum depois dos 80 anos, porque a pessoa idosa reage menos", explica.

 

Ele relata que está crescendo muito a violência financeira: aquela que se apropria do cartão da pessoa idosa, do crédito consignado, da confiança que o idoso deposita nos filhos. De acordo com pesquisa, eles são responsáveis por mais da metade das ocorrências e depois são os netos, porque eles presssionam muito a pessoa idosa, para ter vantagens também, inclusive para uso de drogas.

 

Acompanhe este bate-papo sobre violência contra a pessoa idosa nesta rede de informação das Rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia, com as jornalistas Fátima Santos, Solimar Luz e Luciana Vale.



Festival tenta combater o isolamento social e cultural dos idosos

Criado em 17/06/2015 - 21:20 e atualizado em 18/06/2015 - 10:09