No quadro Concurseiros Ponto Com, do programa Tarde Nacional, desta segunda-feira (29), as dicas foram da professora de Língua Portuguesa, Aline Rizzi. Ela diz que por ser uma coisa do dia a dia, a língua portuguesa muitas vezes é deixada para depois na hora dos estudos. Mas isso vem mudando, "hoje, os estudantes estão com mais consciência da importância da língua portuguesa, por casusa dos concursos, porque ou o Português têm maior número de questões ou tem peso maior nas provas, e o Português é fundamental para a vida do brasileiro", avalia a professora.
Aline Rizzi diz que os conteúdos mais cobrados variam da banca examinadora. Uma banca tem uma abordagem em que cobra a norma gramatical, enquanto outra aplica tipos de aplicação na construção do sentido. O aluno deve começar pela parte de gramática, mas é importante a interpretação, pontuação, comparação de sentido. "O concurso hoje tem exigido um aluno mais mais maduro, porque o tempo de memorizar já passou", avalia.
A professora criticia o ensino fundamental e o médio porque o conteúdo é pré-determinado e ainda não prepara o aluno para a aplicabilidade do conhecimento.
Acompanhe as dicas da professora de Língua Portuguesa nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.
Concurseiros Ponto Com tira dúvidas sobre correção de provas e recursos
Coach de concurso é nova moda entre concurseiros