Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Metrô DF: primeira estação com energia totalmente sustentável da América Latina

Projeto deve começar a funcionar a partir do mês que vem, setembro, na

Primeira estação de metrô com energia totalmente sustentável da América Latina entrará em funcionamento na Guariroba, no Distrito Federal, no mês que vem. Segundo o diretor presidente do Metrô do Diistrito Federal, Marcelo Dourado, a estação de Guariroba será um projeto modelo que vai proporcionar uma economia na conta de energia do Metrô e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Ele conta ainda, que o excesso de energia gerada poderá ser vendido para a concessionária Companhia Energética de Brasília colocar no sistema de enegia elétrica do DF.

 

O presidente informou que existe um estudo feito pela Agência Espacial Americana (Nasa) que aponta que no planeta inteiro existem quatro áreas privilegiadas com uma incidência solar muito grande, e uma dessas é o Planalto Central do Brasil, onde está localizada capital Brasília. Ele avalia que é muito bom investir nesse tipo de energia porque é uma fonte inesgotável e 100% limpa.

 

"Hoje, temos a tecnologia das placas solares ou fotovoltaicas que têm a capacidade de transformar a luz do sol em energia elétrica. Então é muito simples: esta estação do Metrô de Guariroba terá sua cobertura de placas solares que armazenam a energia elétrica oriunda da energia solar, em baterias que vão alimentar toda parte de energia elétrica da estação", informa.

 

Confira as informações nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Energia solar: uma ótima forma de reduzir a conta de eletricidade

Tecnologia que usa células solares produz energia elétrica a baixo custo

Criado em 05/08/2015 - 21:45 e atualizado em 05/08/2015 - 18:32