Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

ONG realiza ações de conscientização sobre a psoríase em Brasília

A ação é para chamar a atenção do poder público para o Dia Mundial da

A ONG Psoríase Brasil realiza ação de conscientização sobre a psoríase em Brasília, na Câmara e no Senado, para lembrar o Dia Mundial da Psoríase, em 29 de outubro. A presidente da organização, Gladis Lima, foi convidada do programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional de Brasília, para explicar sobre esse movimento de sensibilização.

 

Ela começou a conversa explicando sobre a psoríase, que é uma doença de pele inflamatória crônica, grave, incapacitante, que não tem cura e causa um estigma muito grande, porque cria feridas na pele e a maioria das pessoas que não conhece discrimina o portador dessa doença.

 

Ouça também:

 

Psoríase: informação é a melhor forma de combater o preconceito

 

A auto-estima do paciente é sempre baixa, porque ele não pode se expor. Segundo Gladis Lima, são essas dificuldades do cotidiano e a falta de tratamento adequado para o paciente grave que estão sendo levadas à Câmara dos Deputados para sensibilizar o poder público, deputados e senadores.

 

“A doença já foi reconhecida pela OMS e o que se pretende, agora, é que esse paciente tenha acesso ao tratamento, porque as dificuldades são grandes. O SUS oferece tratamento para a psoríase leve e moderada, que são pomadas e fototerapia, existente em apenas 8 estados. Mas, os que necessitam de tratamento de alta complexidade, o SUS não oferece”.

 

A psoríase se manifesta com escamas na pele, que se torna avermelhada. De acordo com a presidente da ONG Psoríase Brasil, o diagnóstico é difícil e o clínico não diagnostica, somente o dermatologista.

 

“A demora no diagnóstico é de seis meses a um ano. Então, o paciente que leva todo esse tempo com tratamento errado só tende a piorar, sem contar que a doença também ataca as articulações, a chamada artrite psoriática, que é degenarativa, e deixa o paciente sem os movimentos. A doença está associada também a doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão”.

 

Estima-se que são acometidas pela doença cerca de cinco milhões de brasileiros e 125 milhões no mundo.

 

Para saber mais informações sobre a Psoríase, acesse o site da ONG Psoríase Brasil ou a página no Facebook.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, às 15 horas, na Rádio Nacional de Brasília. A apresentação é de Fátima Santos.



Criado em 30/10/2015 - 13:28 e atualizado em 30/10/2015 - 11:22