A obesidade infantil é um dos temas que está sendo discutido durante a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que está sendo realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. O programa Tarde Nacional acompanhou o evento no local e ouviu a conselheira do Consea, representante do Instituto Alana, Ekaterine Karageorgiadis.
A conselheira diz que o Brasil já enfrenta uma epidemia de obesidade. "Metade da população adulta já enfrenta o problema e um terço das nossas crianças está acima do peso, sendo que 15% estão obesas e com certeza elas vão levar essa situação para a vida adulta. O problema que prejudica a saúde da população impacta também no orçamento de saúde pública no país", avalia.
Uma pesquisa da Conferência Nacional de Segurança Alimentar no ano passado revelou que 2,4% do PIB brasileiro é investido no tratamento da obesidade.
A representante do Instituto Alana falou também sobre a alimentação escolar nas diferentes regiões do país e as oferecidas em cantinas. Para Ekaterine Karageorgiadis é necessário verificar a interferência empresarial dentro do ambiente escolar, porque há muita publicidade, inclusive fantasiada de ação educativa, mas que na verdade está querendo vender uma marca.
Confira esta entrevista ao Tarde Nacional, com apresentação de Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.
Sobrepeso e obesidade infantil crescem no Brasil
“Muito Além do Peso” retrata obesidade infantil em todo o Brasil