Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto Alfabetização Cidadã diminui o analfabetismo no Distrito Federal

Criado pela Universidade Católica de Brasília projeto já atingiu mais

O Projeto Alfabetização Cidadã foi criado pela Universidade Católica de Brasília em 1997 e atuava somente no Centro-Oeste e Nordeste onde havia concentração de analfabetismo, hoje atua no Distrito Federal. Quem explica como funciona esse projeto é a responsável pelo “Alfabetização Cidadã”, Gleice Amélia Gomes Lemos. Desde 2010, o projeto passou a atender somente no Distrito Federal, onde já alcançou mais de 10 mil pessoas, em parceria com o governo e outras entidades, como a Associação Rotary Clube.

 

Em 2015, por exemplo, o projeto teve 14 turmas de alfabetização, uma em cada cidade do DF, em parceria com igrejas, escolas e até casa de família. É feita uma formação pedagógica dos alfabetizadores que são estudantes da Católica e também durante nove meses são alfabetizados maiores de 18 anos. O requisito para ser beneficiado é não ter conhecimento nenhum da língua escrita, ou seja, não saber ler nem escrever e ter renda per capta de R$400, além de não ter acesso ao projeto de Educação de Jovens e Adultos. As atividades de alfabetização acontecem tanto na própria UCB quanto nas comunidades carentes ao redor da Universidade.

 

 Confira esta entrevista sobre o projeto Alfabetização cidadã ao programa Tarde Nacional, com Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.

 



Criado em 15/12/2015 - 20:46 e atualizado em 15/12/2015 - 18:51