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Tarde Nacional debate a dificuldade na prova de Português do Enem

Como está o ensino da língua portuguesa, que dificuldades os

Alunos que fizeram a prova do Enem em 2016 tiveram dificuldade com o Português. Por que? Como está o ensino da língua portuguesa, que dificuldades os estudantes encontram para aprender Português, par aprender a ler e a escrever? Para responder a esta e outras questões, o Tarde Nacional convidou a pesquisadora pela Universidade Federal de Goiás e pela UnB, professora de Redação e Técnicas de Estudo, Viviane Faria.

 

A professora diz que o que se verifica é uma contradição da parte de quem estuda, porque a pessoa acredita que o mesmo uso da língua enquanto fala é o mesmo enquanto regra e isto é não verdade. A parte da escrita, a regra, a cobrança formal é uma e o nosso uso cotidiano é outro, é espontâneo, cheio de gírias, de inovações. Quanto a redação, a professora diz que não é mágica, tem que praticar, ler muito e praticar redação.

 

Outra questão é a dificuldade na leitura, por que os alunos não conseguem ler em voz alta corretamente, não reconhecem as palavras? Para a professora, pode haver algum problema cognitivo, mas na maioria das vezes é por falta de esforço, do incentivo, do gostar do livro, não como uma punição. As mães devem dar o livro para a criança desde cedo, não como um livro que não pode rasgar, arrancar uma página, mas como brinquedo, para que ela aprenda a gostar do livro, para que o livro seja uma paixão e não uma punição.

 

Acompanhe a análise da professora sobre o aprender a ler e escrever, gostar do livro, as regras da língua e interpretação de texto, nesta entrevista ao Tarde Nacional, com Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 18/01/2016 - 21:32 e atualizado em 18/01/2016 - 19:32