Na semana em que foi celebrado o Dia Mundial da Água, 22 de março, o Tarde Nacional volta a discutir a importância da preservação das nascentes do Distrito Federal.
Em entrevista ao Tarde Nacional, o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB, Sérgio Koidi, explica que o DF está no topo do Planalto Central e todos os cursos de água da região são nascentes. "O DF não tem rios de grande porte e os que existem são constituídos a partir de nascentes que brotam na própria região. As nascentes têm uma grande importância porque são o início de tudo, e no caso do DF, praticamente toda a água consumida aqui surgem dessas nascentes. E o fato é que hoje estamos consumindo uma parcela muito grande das águas que surgem aqui na região", explica.
O professor chama atenção para o cuidado com essas nascentes e alerta para a questão da qualidade da água no DF, por causa da ocupação desordenada. "Uma série de áreas não destinadas à ocupação urbana, ao longo dos últimos anos, como Vicente Pires, Arniqueiras, que eram inicialmente para serem áreas de chácaras e se transformaram em áreas de ocupação urbana. E cada vez mais estamos gerando carga de poluição que compromete os rios e os lagos também, ao logo do tempo", analisa o professor da UnB.
Ouça esta entrevista sobre as ságuas do Distrito Federal ao programa Tarde Nacional, com apresentação de Fátima aSantos, na Rádio Nacional de Brasília.