Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa discute os direitos das pessoas idosas

Esta quarta-feira (15) é o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência

O convidado do Tarde Nacional que faz esta rede de informação com as Rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia, é o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Saúde e Medicina do Distrito Federal, Vicente Paulo Alves. Ele começa falando sobre os tipos de violência a que são submetidos os idosos.

 

Segundo o gerontólogo, os estudiosos falam muito da violência física, da violência financeira ou econômica, alguns falam da violência social, a política e ainda a omissão de atender a pessoa idosa nos seus direitos. Ele explica que a "violência política seria quando nós não temos políticas públicas que realmente atendam as necessidades dos idosos, quando as leis se tornam apenas uma escrita, sem serem colocadas em prática", analisa.

 

Mas o professor também se refere à violência financeira, que é quando os filhos e os netos, muitas vezes, têm abusado também desse auxílio de seus pais e avós, ou seja, aqueles recursos financeiros que eles poderiam gastar com sua manutenção e saúde, são usurpados pelos filhos e netos.

 

Ouça esta entrevista na íntegra, sobre os direitos dos idosos previstos na legislação, no player acima.



Criado em 15/06/2016 - 22:15 e atualizado em 15/06/2016 - 19:17