O Tarde Nacional informa sobre o projeto Horticultura e Socioeducação. A iniciativa capacita adolescentes que cumprem medida socioeducativa para trabalhar com o cultivo de hortaliças. Para entender como funciona a atividade, o programa entrevistou a coordenadora-geral do sistema socioeducativo da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal (Secria-DF), Tatiana de Paula Soares.
De acordo com a coordenadora, o projeto visa resgatar a relação “corpo-mente”, melhorar a convivência entre os socioeducandos e com os servidores da unidade. “A partir de uma proposta pedagógica, ligada a ação socioeducativa, propomos uma abordagem agroecológica para resgatar diversos aspectos que podem colaborar no retorno deles à sociedade”, explica Tatiana.
A medida propõe que o jovem tenha um curso profissionalizante, dentro do sistema socioeducativo. O projeto pioneiro foi instalado na Unidade de Internação de Planaltina, intitulado projeto Fazendinha, e já foi replicado em unidades de São Sebastião, Santa Maria e Brazlândia, por exemplo. O objetivo é expandir a iniciativa para todas as unidades do Distrito Federal.
Confira a entrevista completa no player acima.
O programa Tarde Nacional vai ao ar, de segunda a sexta-feira às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília AM 980 KHZ.
Festival Nacional de Breaking traz arte urbana ao DF
Paranoá recebe Circuito Cultural de Dança Afro-Brasileira