O PIX é um novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas, gratuito para pessoas físicas, com transações compensadas no mesmo momento que são feitas. A nova modalidade estará disponível para todos os brasileiros a partir de 16 de novembro de 2020.
Apesar de ainda não estar em uso, os usuários já estão fazendo os cadastros de suas chaves - códigos associados à conta bancária do correntista - para a sua utilização. E é aí que golpistas têm se aproveitado. Segundo o advogado Sergio Tannuri, especialista em direito do consumidor, os criminosos “enviam mensagens pelas redes sociais informando sobre os benefícios do PIX e pedem para que o usuário faça o cadastro da sua chave; em seguida, solicita dados, como o CPF, e-mail, telefone e informações bancárias, além das senhas de autenticação”.
Luciana Valle conversou com o advogado no Tarde Nacional da última quinta-feira (12), que, além de detalhar o funcionamento do PIX, fez o alerta para que a população não forneça dados pessoais a ninguém.
Ouça a entrevista clicando no player acima.