Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

ONG Instituto Mar Urbano viraliza com denúncia de lixo nos oceanos

Biólogo marinho, Ricardo Gomes, fez imagens de centenas de garrafas PET na beira da praia de São Conrado, no Rio. Ouça a entrevista!

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 07/01/2021 - 17:16

Ao fazer uma transmissão ao vivo para os seguidores da ONG Instituto Mar Urbano, na beira da praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, no último dia 02 de janeiro, o biólogo marinho e diretor executivo da instituição, Ricardo Gomes, não poderia imaginar o tamanho da repercussão. Em determinado momento, ele ouviu um barulho estrondoso, do retorno da onda, vindo com uma quantidade assustadora de garrafas PET e outros resíduos, algo que ele classificou como um "tsunami de plástico" e um chamado espiritual para se manter no caminho da luta pela preservação e defesa dos oceanos.

Em entrevista a Glaucia Araujo, no Tarde Nacional Rio (07), Ricardo contou um pouco dessa história, em uma conversa repleta de sentimentos, informações e significados. As imagens feitas por ele percorreram o mundo, foram compartilhadas por artistas, celebridades e até pelo onze vezes campeão mundial de surfe, o norte-americano, Kelly Slater. A repercussão levou Ricardo a dar diversas entrevistas, inclusive para emissoras estrangeiras, levando luz à causa do Instituto Mar Urbano.

"As pessoas têm que entender, precisam entender que a gente tem que mudar os nossos hábitos de consumo", diz ele durante a entrevista ao criticar a grande quantidade de produtos que utilizam o plástico em suas embalagens.

O ocorrido em São Conrado é comum e se agrava sempre depois que acontecem chuvas fortes. Trata-se do lixo jogado nas ruas, canalizado por valões e galerias pluviais de toda a região e que por algum motivo, relacionado ao fluxo das marés, se acumulam naquela praia e também em outras do litoral fluminense.

"70% do ar, do oxigênio que está na atmosfera, é oriundo da fotossíntese marinha. Não é a Amazônia que é o grande pulmão do planeta. São as microalgas marinhas que produzem a grande maioria do oxigênio que está na atmosfera."

"Cada vez que a gente der um gole d'água, cada vez que a gente respira, a gente está conectado com o oceano." – Ricardo Gomes

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player:

Criado em 07/01/2021 - 17:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa