Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TDAH também pode ser diagnosticada na idade adulta

Psiquiatra fala sobre os principais sintomas da doença no Tarde Nacional Rio

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 25/02/2021 - 21:38

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que é um transtorno genético, foi um dos assuntos abordados no Tarde Nacional Rio . Sobre o tema, Glaucia Araujo conversou com o psiquiatra, Marco Antônio Abud, fundador do canal Saúde da Mente.

Trata-se de um distúrbio na forma como o cérebro presta atenção nas coisas, "todos nós temos mais atenção, mais motivação para coisas que são interessantes pra gente, agora, no TDAH, existe uma alteração no desenvolvimento cerebral de algumas áreas, não tem nada a ver com falta de inteligência, tem a ver com algumas áreas que conseguem fazer com que a gente preste atenção em tarefas que são rotineiras, burocráticas, chatas ou repetitivas", explica o psiquiatra durante a entrevista.

A pessoa com o TDAH se alterna entre ideias, pensamentos e estímulos, buscando sempre algo novo, desafiador e intenso. Quando a novidade passa, a mente busca novos estímulos. Algo que pode atrapalhar nos estudos e no trabalho, onde a existência de uma determinada rotina é comum.

O diagnóstico da doença não é simples, sendo necessária a reunião de informações e a atenção de especialistas das áreas neurológica e da psicologia e psiquiatria. "O diagnóstico do TDAH é com base na história da pessoa, que o médico vai fazer com a pessoa em si e com a família", comenta Marco Abud.

Segundo ele, mais da metade das pessoas que sofrem de TDAH não sabem que tem a doença, ficando sem tratamento. "O tratamento faz com que a pessoa consiga atingir objetivos que sejam compatíveis com o nível intelectual dela", revela. Uma das principais razões para isso é o preconceito, além da falta de informação, entre outras. Alguns julgam os sintomas como má vontade, falta de comprometimento, burrice ou preguiça. Mas trata-se de uma doença. "É um quadro neurobiológico", afirma ele.

Essas e outras informações foram abordadas durante a conversa, como o diagnósitco tardio e suas consequências.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.

Criado em 26/02/2021 - 08:15

Mais do programa