Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alergias e doenças respiratórias durante o outono e a covid-19

Médica da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia falou sobre o assunto no Tarde Rio

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 12/04/2021 - 16:00

Em entrevista à Luciana Valle, no Tarde Nacional Rio de Janeiro, a médica e coordenadora do Departamento Científico de Rinite da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Maria Cândida Rizzo, falou sobre as alergias e doenças respiratórias mais comuns durante o outono.

Com o ar mais seco e a maior circulação de vírus respiratórios, aumenta a ocorrência de espirros, coriza, obstrução nasal, coceiras no nariz, ouvido, garganta, tosse e falta de ar. Assim, ela faz um alerta para que esses sintomas não sejam confundidos com os causados pela covid-19.

Em relação às crianças, a médica ressalta que elas são menos atingidas pela covid-19, o que de certa forma pode tranquilizar os responsáveis. Mas "existem outros vírus circulantes nessa época do ano. Então, as crianças devem ficar mais resfriadas nessa fase do outono. Elas podem ter chiados no peito, principalmente as pequenas, com quadro de bronquiolite, o que não tem nada a ver com o Sars-CoV-2, a covid-19", alerta ela.

Assim como recomendando para evitar a covid-19, para prevenir as alergias mais comuns do outono a orientação é evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência, usar álcool gel e vacinar-se contra a gripe.

Outro alerta feito pela entrevistada é sobre a vacinação contra o vírus Influenza, que pode levar crianças e idosos a óbito. "As duas faixas de idade em que um ainda está com o sistema imunológico imaturo e o outro já está esquecendo. Vamos dizer assim, das respostas perfeitas", comenta Rizzo.

A imunização dos idosos contra a Influenza começa no dia 11 de maio e segue até 8 de junho.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima. 

Criado em 12/04/2021 - 18:25

Mais do programa