Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Doenças cardiovasculares matam aproximadamente 1.100 brasileiros todos os dias

Especialista em cirurgia vascular fala sobre o assunto e tira dúvidas sobre a relação trombose e covid-19

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 27/04/2021 - 16:00

Integrante da equipe do serviço de cirurgia vascular e endovascular do Hospital Federal do Andaraí, o médico Bruno Morrison, conversou com Glaucia Araújo, no Tarde Nacional Rio desta terça-feira (27). Ele falou sobre a relação da covid-19 com as doenças cardiovasculares, a trombose, a escolha por uma vida mais saudável e a administração de medicamentos.

As doenças cardiovasculares matam cerca de 1.100 pessoas por dia no Brasil. Uma destas enfermidades é a trombose. Ainda não há dados conclusivos no Brasil, mas, de acordo com informações da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH), dos Estados Unidos, uma em cada quatro mortes no mundo são provocadas pela trombose. E a covid-19 tem contribuído para agravar esse problema. Segundo o médico, a trombose é mais comum do que se imagina, podendo ocorrer por causa da falta de locomoção ocasionada por uma internação ou mesmo pelo isolamento social, principalmente nos idosos.

"Tempos de imobilidade prolongados ajudam o sangue a reduzir a velocidade na perna e aí essa redução de velocidade pode causar uma coagulação, o sangue coagular dentro do vaso, que é a trombose", explica ele.

Na entrevista, Bruno passou as recomendações mais indicadas para se evitar a trombose como: a adoção de hábitos saudáveis, boa alimentação, prática de exercícios, sono satisfatório e etc.

Ele também alertou para as complicações ocasionadas pelos anticoagulantes, principalmente para as pessoas que tomam o medicamento sem uma receita médica, o que pode levar a morte ou a ocorrências como AVC hemorrágico ou diverticulite sangrando. O alerta é ainda maior para as pessoas que usam o anticoagulante e vão se vacinar, o que não pode ser feito.

Confira a conversa completa no player acima. 

Criado em 27/04/2021 - 18:04

Mais do programa