Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Refluxo: nutróloga explica como prevenir problema

Especialista fala sobre o impacto da alimentação na digestão

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 19/04/2021 - 16:00

Em sua participação no Tarde Nacional Rio, a médica nutróloga Alice Amaral falou nesta segunda-feira (19) sobre o refluxo géstrico. Para ela, trata-se de um mal-estar muito comum, atingindo aproximadamente 20% dos brasileiros, contingente este que aumenta mais ainda em decorrência do sedentarismo e da obesidade.

"O refluxo é uma doença digestiva em que o ácido do estômago volta pelo esôfago, causando irritação nessa mucosa", explica ela, ao falar sobre nosso sistema digestivo.

Segundo Alice, alguns fatores contribuem para o surgimento do refluxo, como a ingestão de bebidas alcoólicas e gaseificadas, o uso de cintos e roupas muito apertadas além de comer e deitar logo após as refeições.

O refluxo é uma doença ocasionada pelos hábitos da vida moderna e que também pode estar relacionada ao tabagismo, obesidade, abuso do álcool e estresse. Geralmente, a primeira indicação médica para o seu tratamento é a mudança no estilo de vida. Ainda que até crianças possam ser acometidas desse mal.

A entrevista fala também sobre as implicações da alimentação e de casos específicos, como a cirurgia bariátrica. E dá dicas valiosas para se evitar o refluxo.

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Criado em 19/04/2021 - 18:56

Mais do programa