Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como lidar com turbulências da puberdade em tempos de pandemia

Especialista dá dicas sobre como auxiliar as meninas nessa fase da vida

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 13/04/2021 - 15:34

Para Stella Azulay, especialista em comportamento humano e comunicação e fundadora da Escola de Pais XD, o mundo moderno passa a falsa impressão de que a comunicação entre pais e mães com filhos e filhas está melhor do que no passado. Não está. Ela falou sobre o assunto durante entrevista à Glaucia Araujo, no Tarde Nacional - Rio de Janeiro desta terça-feira (13).

Ouça no player acima.

"O diálogo antigamente, por mais que ele tivesse muito mais tabus a serem quebrados, era mais possível. O encontro era mais possível.", reflete ela quando fala sobre a comunicação nas famílias e a presença do celular, por exemplo, já que muitos responsáveis, hoje, falam com os jovens pelos aplicativos de mensagens.

Entre os 11 e 13 anos, as meninas passam por transformações que mudam o corpo para sempre. Os hormônios sexuais passam a agir com mais intensidade, os contornos físicos começam a exibir um corpo de mulher e a primeira menstruação aparece. Junto a isso, elas passam por uma série de mudanças, nem sempre muito agradáveis, como ganho de peso, surgimento de acnes e crescimento de pelos. São mudanças físicas, sociais e psicológicas difíceis. Nesse momento, segundo a especialista, a presença, o suporte e o diálogo com os adultos responsáveis, que convivem e têm poder de influência sobre elas, é fundamental.

As conversas, segundo Stella, podem começar a ocorrer a partir dos dez anos de idade.

 

"Se a gente tratar do tema junto com uma postura madura, séria e ao mesmo tempo leve e agradável, tudo vai ser diferente, toda a história vai ser diferente daquela criança, daquela pré-adolescente", orienta.

 

O impacto das mudanças é profundo e pode gerar traumas, considerando que o desenvolvimento psicológico das meninas não acompanha a grande transformação hormonal desse período.

 

"Construir uma boa autoestima nos filhos é muito importante", ressalta.

 

Esses e outros assuntos, como a menstruação, foram abordados durante a entrevista.

 

Criado em 13/04/2021 - 18:19

Mais do programa