Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diabetes na era da covid-19

Especialista chama atenção para o calendário de vacinação específico para quem tem diabetes e esclarece sobre a doença em tempos de pandemia

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 11/05/2021 - 17:15

A médica Hermelinda Pedrosa, endocrinologista e assessora governamental da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), conversou com Glaucia Araujo no Tarde Nacional Rio desta terça-feira (11) sobre as informações de uma pesquisa realizada pela Associação de Diabetes Juvenil (ADJ Diabetes Brasil) sobre vacinação. 

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima.

Sobre a relação da diabetes com a covid-19, ela diz que "infelizmente, os estudos iniciais mostraram, essencialmente, que as pessoas com diabetes tipo 2 tinham, sim, um risco de evolução mais grave. Eles seguiam praticamente aqueles que têm doença cardiovascular, incluindo a hipertensão arterial, a pressão alta". Ela acrescentou que aqueles que sofrem da diabetes tipo 1 também têm risco de evoluir para um quadro mais grave do coronavírus.

"Todas as pessoas com diabetes devem ser vacinadas", disse.

Ainda durante a entrevista, a médica fala também sobre a vacinação em gestantes e reforçou que as pessoas devem confiar nas vacinas oferecidas pela Anvisa, pois são todas seguras. Ela também tirou dúvidas sobre o controle da glicose e esclareceu informações sobre as condições que favorecem o surgimento da diabetes tipo 2.

 "Vacina é vida, portanto não queiram a morte. Façam a opção pela vida, não usem tratamento precoce, nem tratamento que não tem comprovação científica e vamos seguir, sim, o que a ciência nos deu de presente num tempo tão curto, que foi a vacina contra a covid-19", afirma.

A pesquisa foi realizada online, com mais de duas mil pessoas.

Criado em 11/05/2021 - 16:06

Mais do programa