Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Afastamentos por depressão e ansiedade no trabalho aumentam 50% no Brasil

Competitividade e pressão por resultados costumam agravar mais ainda esses casos. Ouça entrevista com a psicóloga Amanda Carvalhal

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 25/09/2024 - 16:00

Uma pesquisa recente divulgada pelo Ministério da Previdência Social apontou que só em 2023 foram 145 mil brasileiros afastados por questões mentais, número 45% maior do que o último registrado no período. E pós pandemia essa taxa já chegou a 50%. 

Segundo a psicóloga Amanda Carvalhal, especialista em gestão de pessoas, esses dados são reflexos da saúde mental desgastada no ambiente de trabalho, que acaba impactando no desempenho e levando o colaborador a se afastar. 

Diante desse ambiente de competividade e pressão por resultados, ela afirma que muitas empresas não pensam em como estimular esse cuidado e acolhimento (em questões tão pontuais como a ansiedade e a depressão), o que recai sobre a produtividade dos seus funcionários. 

Principalmente neste mês do Setembro Amarelo, Amanda aprofunda os prejuízos desse desgaste mental (e, posteriormente, físico) para o dia a dia dos brasileiros como um todo. 

Confira a entrevista completa no player acima. 

Criado em 26/09/2024 - 13:00

Mais do programa