Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisador escreve tese de doutorado sobre a formação de jovens violentos

O texto tem abordagem inédita da criminologia moderna, fundamentando suas conclusões a partir de evidências produzidas por uma extensa pesquisa de campo.

No AR em 10/05/2017 - 18:23

Marcos Rolim, doutor e mestre em Sociologia, membro fundador do Fórum Nacional de Segurança Pública, conversou com Luciana Valle, no Tarde Nacional, sobre sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), “A Formação de Jovens Violentos: estudo sobre a etiologia da violência extrema” (Appris, 2016, 287 pgs).

A obra apresenta uma revisão inédita da criminologia moderna e fundamenta suas conclusões a partir das evidências produzidas pelas Ciências Sociais e por uma extensa e surpreendente pesquisa de campo, de natureza qualitativa e quantitativa. 

Rolim entrevistou um grupo de adolescentes e jovens adultos que cumpriam medidas de privação de liberdade em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, todos eles por conta de atos infracionais especialmente graves e violentos, incluindo múltiplos homicídios. Ao final de cada entrevista, solicitou aos jovens que indicassem um amigo ou colega da infância não envolvido com o crime. Conseguiu localizar a maioria dos indicados repetindo, com cada um deles, o mesmo procedimento de entrevistas. Formou, assim, dois grupos pareados, com idade similar, mesmo sexo e mesma origem social; um deles envolvido com o crime e a violência, outro formado por jovens trabalhadores. Passou a examinar, então, as diferenças entre os dois grupos em busca do que poderia explicar desenvolvimentos tão contrários.

Ouça toda a entrevista clicando no Player acima!

 

 

Criado em 10/05/2017 - 18:54