Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fatos reais são usados como pano de fundo para romance policial ambiental

Escritora gaúcha Morgana Kretzmann lançou a obra "Água Turva" na Feira do Livro

Tarde Nacional - São Paulo

No AR em 01/07/2024 - 16:29

Numa típica tarde paulistana - fria e nublada -, a escritora gaúcha Morgana Kretzmann participou, ao vivo do programa Tarde Nacional SP, transmitido direto da Feira do Livro. Em seguida, ela participou de um debate em homenagem à Feira do Livro de Porto Alegre, que se transformou em uma grande homenagem aos escritores e livreiros que ainda contam os prejuízos causados pelas enchentes deste ano.

Morgana estudou gestão ambiental e, ao se formar, fez um trabalho de pesquisa que deu origem ao romance policial ambiental "Água Turva", que se passa na região de fronteira do Brasil com a Argentina. "Eu pego um fato real para fazer ficção", destaca a autora. E acrescenta que nem mesmo ela esperava que a obra fosse por este caminho: "A boa arte não se controla e isso acontece também com a literatura. O livro fala não só de questões ambientais, mas também sociais e políticas."

A escritora Morgana Kretzmann diz que, apesar de tratar sobre um crime, o livro cria laços de afeto com a pessoa que lê: "Eu acredito muito nessa comunhão entre quem escreve e quem lê. A partir daí podem surgir novos afetos."

Confira, no player acima, a entrevista feita pela jornalista e colunista de Literatura da Rádio Nacional Priscila Kerche e pelo apresentador do Tarde Nacional SP Guilherme Strozi.

Criado em 01/07/2024 - 20:00

Mais do programa