A Camerata Jovem do Rio de Janeiro vai se apresentar pela primeira vez no Theatro São Pedro, aqui em São Paulo, neste sábado (16), às 20h, de graça. O solista da noite vai ser o maestro Claudio Cruz, diretor artístico do grupo e que também vai fazer a regência do concerto.
A Camerata foi criada há 9 anos e é formada por 17 jovens músicos cariocas, moradores de comunidades do Rio, com idades entre 18 e 25 anos e que fazem parte do projeto Ação Social pela Música do Brasil, que estimula o ensino de música de concerto há 25 anos para jovens em situação de vulnerabilidade.
O concerto também vai ser uma homenagem da Camerata ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Unindo composições que transitam entre o clássico e o popular, o repertório da noite vai celebrar a música brasileira e a música latina.
O Tarde Nacional SP recebeu para uma entrevista os músicos Gabriel Veloso e David Nascimento, que falaram sobre a importância do projeto e da qualidade das apresentações. Ouça mais no player acima.