O programa Tarde Nacional fala sobre a Escola da Inteligência, um modelo educacional que tem como fundamento a Teoria da Inteligência Multifocal.
Neste método, criado pelo escritor e psiquiatra Augusto Cury, há uma melhora nos índices de aprendizagem e nas relações interpessoais. Utilizando a educação das emoções e da inteligência, a metodologia estimula a participação da família na formação dos alunos. O objetivo é aprender a gerenciar as emoções, pensar antes de agir e se colocar no lugar do outro.
Para saber mais sobre o assunto, o Tarde Nacional conversou com a Diretora-Geral da Escola da Inteligência, psiquiatra e filha do escritor Augusto Cury, Camila Cury.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
"Assim como você pode ensinar uma criança a se alfabetizar, você pode e deve ensinar a alfabetizar a emoção. Hoje nós estamos numa geração de analfabetos emocionais. As pessoas não têm o mínimo de controle", declarou Camila.
A Escola da Inteligência tem oito anos, mas Augusto Cury desenvolve a teoria há três décadas. O programa atende 350 mil alunos diretamente e realiza uma parceria com a Polícia Federal com o objetivo de conter a onda de violência nas escolas em regiões de vulnerabilidade social.
"Não é mudar as variáveis externas, porque isso demanda muitos recursos e não depende só de nós, depende de várias questões sociopolíticas. Mas eu posso mudar as variáveis internas", afirmou Camila.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.