Uma campanha busca conscientizar a população sobre a esclerose múltipla, uma doença neurológica que atinge cerca de 45 mil brasileiros e não tem cura. O movimento #MultiplasRazões chama a atenção dos cidadãos para aqueles convivem diariamente com esse problema. Um espaço com informações foi criado para que o público vivencie os sintomas da esclerose múltipla por meio do ambiente de realidade virtual.
A médica neurologista Soniza Leon, diretora da divisão de pesquisa no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e líder do programa de pós-graduação em neurologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, fala sobre o movimento e tira as dúvidas sobre a doença.
"A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, inflamatória e neurodegenerativa do sistema nervoso central. Ela acomete o encéfalo e a medula espinhal. O nome múltipla tem a ver com a grande frequência com que as manifestações acontecem em diferentes áreas do cérebro, do nervo óptico, da medula espinhal, gerando diversos sintomas", esclareceu.
Acompanhe a entrevista: