Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista fala sobre prevenção e contaminação de jovens por HPV

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde mais da metade dos jovens brasileiros entre 16 e 25 anos, cerca de 54,6%, estão contaminados com o Papiloma Vírus Humano

No AR em 13/02/2019 - 15:46

Os apresentadores do Tarde Nacional conversaram sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV) com a Dra. Mônica Meira, professora de Imunologia Clínica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e diretora do setor de Apoio Diagnóstico do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da UFAL.

Ela fala sobre como ocorre a contaminação por HPV e quais as formas de se prevenir contra o vírus. Mônica explica, ainda, que existem mais de 200 tipos de vírus HPV, mas nem todos causam doenças.

Ouça a entrevista na íntegra:

Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada em 2017, mais da metade dos jovens brasileiros entre 16 e 25 anos, cerca de 54,6%, estão contaminados com o HPV. Pelo menos 13 tipos de HPV podem causar câncer, especialmente câncer do colo de útero. Uma das maneiras de se prevenir contra o HPV é a vacinação.

Desde 2014, a vacina contra o HPV foi incluída no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, em 2014 e é voltada para meninos com idades entre 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos. Devem ser tomadas duas doses em um intervalo de seis meses entre elas. A vacina é atualmente oferecida na rede pública de saúde.

Apresentação: Luciano Barroso, Anchieta Filho e Dáurea Gramático

Produção: Denise Oliveira e Jailson Sena (Estagiário sob supervisão)

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 13/02/2019 - 16:36