Na última semana, moradores do Rio de Janeiro enfrentaram fortes temporais, que causaram alagamentos e transtornos em vários bairros e provocou a morte de sete pessoas. São Paulo também enfrenta temporada de grandes chuvas desde as primeiras semanas do ano. Os últimos acontecimentos e tragédias climáticas deixaram a população do país em estado de alerta.
Uma pesquisa feita pelo meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Vinicius Sperling identificou a importância de se conhecer o perfil das nuvens e as características da estrutura de precipitação para a previsão e monitoramento de tempestades severas.
Os apresentadores do programa Tarde Nacional conversaram com o pesquisador sobre a pesquisa e sobre os desafios de se monitorar fenômenos climáticos.
Ouça no player abaixo:
O meteorologista afirma que a linha de pesquisa seguida é a de previsão imediata de tempo, que usa a análise de nuvens já formadas. Com isso, é possível informar em quais bairros a chuva vai cair.
Vinícius explica que essa metodologia é focada em tempestades severas.
Apresentação: Luciano Barroso, Dáurea Gramático e Anchieta Filho.
Produção: Denise Oliveira e estagiário Jailson Sena (sob supervisão).
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.