No período de férias de julho, época em que muita gente viaja, há uma baixa no nível de estoques de leite humano em todo o país, é o que afirma a coordenadora do Programa de Bancos de Leite da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Miriam Santos. Em entrevista ao Tarde Nacional, ela explicou que a situação dos estoques de leite no DF é bastante crítica e reforçou sobre a importância da doação para garantir a sobrevivência de bebês internados na rede pública de saúde.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Ela tirou as principais dúvidas dos ouvintes sobre como funciona o procedimento para a coleta e doação. Segundo ela, um pote de 300 ml pode alimentar até dez bebês.
"Não existe melhor alimento para o início da vida do que o leite materno, porque além de alimentar, esse leite também gera imunidade, por isso ele é extremamente importante para as crianças que estão internadas em unidades neonatais", afirmou.
Miriam esclareceu que quanto mais leite é tirado, mais a mãe produz.
Apresentação: Luciano Barroso, Dáurea Gramático e Anchieta Filho
Produção: Denise Oliveira e Andrea Quintiere
Produção de estúdio: Denise Oliveira
Trabalhos Técnicos: José Lins e Luiz Emanuel Junqueira
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.