Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional debate sobre crescimento da intolerância religiosa no Brasil

Os apresentadores do programa convidaram o filósofo e antropólogo Agnaldo Cuoco Portugal, professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), para comentar sobre esse assunto

Tarde Nacional

No AR em 03/06/2019 - 17:29

Intolerância Religiosa foi tema de entrevista nesta segunda-feira (3) no programa Tarde Nacional. Nos últimos anos, houve um aumento no número de casos de intolerância religiosa no Brasil. Um exemplo, ocorreu na região da baixada fluminense, no Rio de Janeiro, em que traficantes estão impedindo terreiros de umbanda e candomblé de funcionar. 

A Constituição Federal de 1988 estabelece os princípios da liberdade de consciência e da liberdade de crença como direitos individuais fundamentais.

A intolerância religiosa no Brasil é considerada crime de ódio e a pena prevista é de um a três anos de prisão mais multa. O governo federal recebe denúncias pelo serviço Disque 100. Os apresentadores do programa convidaram o filósofo e antropólogo Agnaldo Cuoco Portugal, professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), para comentar sobre esse assunto.

Ele é um dos coordenadores do GT de Filosofia da Religião da Soter e coordenador do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Filosofia da Religião pelo King’s College da Universidade de Londres. Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 03/06/2019 - 17:42

Mais do programa