O Tarde Nacional fala sobre a campanha lançada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho: “25 motivos para prevenir acidentes de trabalho: essa história não pode se repetir”. O Juiz do Trabalho e gestor nacional do programa Trabalho Seguro, André Machado Cavalcanti, fala sobre o tema.
Ouça no player abaixo:
De acordo com André, há profissões mais sujeitas a acidentes de trabalho, entre elas as da construção civil.
Ele falou que a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a resistência de alguns trabalhadores em usá-los contribuem para a ocorrência de acidentes.
"É preciso disponibilizar, treinar, substituir os equipamentos que estão estragados, que venham a se danificar, de modo que o trabalhador tenha acesso assertivo a essa segurança e cobrar dele", afirmou.
Outras causas de acidentes são negligência dos empregadores, ausência de treinamento e capacitação ou falta de atenção na realização das tarefas
A iniciativa do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho tem os 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país como parceiros e marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lembrado no dia 27 de julho.
A campanha vai realizar palestras, cursos, audiências públicas, entre outras ações, para conscientizar a população.
Apresentação: Luciano Barroso, Dáurea Gramático e Anchieta Filho
Produção: Denise Oliveira
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.