Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Oncologista tira dúvidas sobre câncer de bexiga

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2018 esse tipo de neoplasia atingiu mais de nove mil brasileiros

Tarde Nacional

No AR em 09/07/2019 - 14:33

Julho é o mês de conscientização do câncer de bexiga. A doença tem afetado cada vez mais os brasileiros nas últimas décadas. O diagnóstico tardio, causado por ausência ou descaso com os sintomas, contribui para alta mortalidade da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2018 esse tipo de neoplasia, atingiu mais de nove mil brasileiros. 

Os apresentadores conversaram sobre o assunto com o oncologista Ricardo Carvalho, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e especialista em câncer urológico.

Ouça no player abaixo:


Ele explicou que o tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer. O médico tirou dúvidas dos ouvintes sobre os sintomas e formas de prevenção.

De acordo com o Ricardo, esse é o tumor mais comum do aparelho urinário e é mais frequente em homens.

Dor ou ardência ao urinar e presença de sangue são os sintomas que mais chamam a atenção.

Segundo ele, na maioria das vezes, o câncer é descoberto numa fase inicial. Estima-se que aproximadamente 80% dos pacientes alcançam a cura da doença.

 

"É importante o diagnóstico precoce. Isso resulta numa maior chance de cura", afirmou.

 

Apresentação: Luciano Barroso, Dáurea Gramático e Anchieta Filho

Produção: Denise Oliveira

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 09/07/2019 - 14:45

Mais do programa