Você já imaginou um curso para pais de primeira viagem? É a proposta do curso online Vou ser pai. E agora?, que aborda os principais aspectos sobre a chegada de uma nova vida, a partir da perspectiva masculina. Autor de um livro com o mesmo nome, o fundador e instrutor do curso é Fernando Dias. Pai de duas filhas (Duda e Gabi) Fernando é executivo no segmento de previdência privada. Atualmente, o curso é oferecido para pessoas físicas, grandes empresas, instituições de ensino, hospitais e maternidades. A paternidade levada a sério garante ainda 20 dias de licença. Dá pra acreditar?
"Eu sou pai de duas princesas, uma com oito e outra com cinco, e quando eu estava grávido das meninas eu participei de cursos de gestante. Mas eles focam muito na questão da mãe. Então, eu resolvi criar esse curso que é uma espécie de curso de gestante de homem pra homem. No curso, os pais chegam muito preocupados com a questão prática da coisa e eu sempre falo que isso é o de menos, porque ele irá aprender na prática. Mas o mais importante é criar esse vínculo afetivo. O recado que eu daria é que os pais participem ativamente da criação de seus filhos e não sejam só ajudantes de mães e pagadores de contas", afirma Fernando.
Na entrevista, ele fala também sobre o fim da licença-maternidade e o custo com a creche. Para ele, a geração de pais de hoje é bem mais participativa. "Se você teve um pai que não foi participativo, na época, não tem porquê você não ser com eles. Crie memórias afetivas!", incentiva Fernando. E como não podia deixar de ser, a relação com os avós também é abordada no curso.
Também participaram do bate-papo os âncoras Luciana Valle (RJ) e Anchieta Filho (SP). Acompanhe a entrevista completa no player acima.