Por que os jovens ainda têm tanta dificuldade para conseguir emprego? Porque falta experiência, cada vez mais exigida pelas empresas. Para falar sobre esse assunto, Fátima Santos (DF), Anchieta Filho (SP) e Luciana Valle (RJ) conversaram com a analista comportamental, pedagoga e especialista em Desenvolvimento Humano, Mariza Baumbach.
Ouça no player abaixo:
Ela afirmou que realmente não é fácil conseguir o primeiro emprego.
"Mas há empresas que já começam a procurar esse jovem sem experiência para que ele possa crescer nessa empresa e moldá-lo de acordo com a cultura organizacional da empresa", declarou.
Segundo Mariza, algumas formas mais fáceis dele ingressar no mercado são programas de jovem aprendiz, estágios e trainees.
Para a analista, a saída é investir em capacitação. Na entrevista, ela aborda também a postura do jovem nas redes sociais.
"O jovem não tem uma experiência de emprego, mas se ele tem uma atividade complementar que for um trabalho voluntário, é importante colocar isso no currículo. Essas atividades são importantes de serem pontuadas porque o entrevistador começa a identificar como ele pode estar se desenvolvendo. As capacidades, as habilidades, as possibilidades dele que possam permitir um diferencial dentro daqueles currículos e candidatos que também estão procurando esse emprego, mas que não têm nenhuma experiência profissional", garantiu.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.