"Setembro Vermelho - Siga seu Coração" é a campanha 2019 do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL). O tema escolhido deste ano é "Um coração não deveria sofrer nem por amor". A ideia é alertar para a saúde do coração e promover de forma leve e divertida a conscientização e o envolvimento das pessoas na mudança de comportamento necessária para prevernir doenças cardíacas.
O Tarde Nacional desta quarta-feira (25), conversou com o Marcelo Sampaio, cardiologista e membro do comitê científico do instituto, para falar sobre essa ação social.
Ouça no player abaixo:
Segundo o médico, os cuidados básicos para se ter um coração mais saudável são não fumar, controlar os níveis de pressão arterial e colesterol, fazer uma dieta adequada (não ser obeso), atividade física (evitar o sedentarismo) e eliminar ou atenuar o estresse.
Marcelo lembrou que até o jovem pode infartar:
"Ele está rapidamente inserido no mercado de trabalho, competindo também, fuma mais, usa drogas ilícitas, que concorrem para o infarto, o chamado anabolizante, que nas academias está numa forma indiscriminada e descontrolada, e está mais obeso", afirmou.
O cardiologista reforçou que as pessoas não devem se automedicar.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.