Uma pesquisa realizada em território nacional pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), de 2 a 13 de setembro, apontou que mais de 75% dos jovens de 15 a 28 anos não caem em fake news. Para falar mais sobre esse assunto, Fátima Santos (DF) e Luciana Valle (RJ) conversaram com a psicóloga e analista de recrutamentos do Nube, Marianne Tavares.
Ouça no player abaixo:
Segundo ela, os jovens responderam na pesquisa que vão sempre em busca da verdade.
"Hoje em dia são muitas informações que a gente recebe diariamente, seja pelo celular, através do computador ou televisão. Assim, quando você procura mais fontes, pode verificar a veracidade dessas informações. E como o jovem está acostumado com essa questão da pesquisa, de justamente verificar informações na internet, ajuda bastante", apontou.
Na entrevista, a psicóloga assegurou que hoje em dia é cada vez mais comum as pessoas buscarem informações primeiro nas redes sociais, dentro dessa faixa etária, do que pesquisar em outros meios, como livros e portais de notícias.
Para Marianne, o jovem tem um olhar mais crítico.
"Às vezes não tem tempo de pesquisar, mas sempre duvida antes de acreditar", reforçou.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.