Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Analfabetismo é tema de debate no Tarde Nacional

Ouça a entrevista com Heloisa Morel, diretora-executiva do Instituto Península

Tarde Nacional

No AR em 14/11/2019 - 13:40

Hoje, dia 14 de novembro, é o Dia Nacional da Alfabetização. Uma data importante para chamar a atenção para o problema do analfabetismo. Os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), uma avaliação internacional que compara o desempenho de estudantes de 70 países em matemática e leitura, o Brasil aparece em 59º lugar em leitura. Por isso, o Tarde Nacional abre o debate sobre esta questão, com a participação de Heloisa Morel, diretora-executiva do Instituto Península, organização social que tem como foco a melhoria da qualidade da educação brasileira.

"A grande parte das políticas públicas de alfabetização é voltada para crianças de até oito anos. Mas existe uma questão crítica sobre alfabetização, que parte dos dados públicos da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Este levantamento mostra que crianças até oito anos de idade não tem um nível adequado de alfabetização. São 55% das crianças que não tem o básico do português para a idade", alerta a especialista.

Heloísa salienta que, quando a criança não está adequadamente alfabetizada nesta faixa etária - que é considerada ideal -, ela carrega problemas de formação ao longo de toda a sua trajetória. "O problema da alfabetização de adultos é consequência de algo que começou lá atrás, que foi quando a escola não deu conta de ensinar para crianças e jovens o que elas precisavam na idade certa".

A entrevistada afirma que há existe uma correlação muito grande entre o analfabetismo funcional e o desenvolvimento do país: "Existem vários estudos que mostram que uma educação de qualidade, na idade certa, faz com que o país avance significativamente no ponto de vista econômico e em vários indicadores sociais".

Além de falar sobre analfabetismo, Luciano Barroso, Anchieta Filho e Dáurea Gramático também conversaram com Heloísa Morel sobre a pesquisa “Retratos da carreira docente”, divulgada no mês passado. O levantamento, feito pelo Instituto Península em todas as regiões brasileiras, aponta que mesmo os professores que se dizem satisfeitos com sua atuação e querem seguir na profissão não se sentem preparados para o dia a dia em sala de sala ou reconhecidos.

Para ouvir a entrevista completa, clique no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Tags:  Analfabetismo

Criado em 14/11/2019 - 16:23

Mais do programa