O cartão de crédito ainda é o vilão dos juros entre as linhas de crédito, segundo pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Das seis linhas de crédito pesquisadas, cinco tiveram os juros reduzidos.
O programa Tarde Nacional convidou o diretor executivo da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, para debater as melhores práticas de mercado do país em relação a crédito.
"Nunca tivemos uma taxa de juros baixa (Selic), mas as taxas de juros, tanto para a pessoa física quanto para jurídica, ainda não retornaram para os patamares praticados antes da crise lá em 2014", relata o diretor executivo..
Para Miguel José, nada justifica que taxas de juros (cartão de crédito) passem dos 300% ao ano. "Os bancos alegam que a inadimplência provoca taxa alta", explica.
Por isso, para o especialista, não há necessidade de ter mais de um cartão de crédito, buscar ter um bom controle (gastar menos do que se ganha), evitar o rotativo e buscar um desconto à vista na compra do produto, pois os juros estão embutidos no cartão.
Quer ouvir a entrevista na íntegra? Clique no player acima!
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.