O Tarde Nacional desta sexta-feira (20) falou sobre como empreender em tempos de pandemia de Coronavírus. O entrevistado foi o economista e consultor de empresas com foco em inovação e competitividade, Sérgio Dias.
Ouça no player abaixo:
Ele explicou que as crises obrigam as empresas a se posicionarem e a tomarem decisões criticas e emergenciais.
“Nessa hora as empresas ficam divididas em dois grupos: as que possuem competência para lidar com essa situação adversa e usam estratégias criativas e inovativas para superar a crise; e as que simplesmente não podem ou não conseguem se posicionar para agir eficazmente. E estas são as que vão sofrer mais”, frisou.
O economista lembrou que sempre que ocorre uma crise, as pessoas saem mais fortalecidas e com novos hábitos, que posteriormente podem se tornar uma vantagem competitiva para o negócio.
Sérgio deu várias dicas de como a criatividade pode transformar momentos de crise em oportunidade e deixou um recado para os empreendedores:
“Eu só peço aos empresários que não entrem em pânico. Nessa hora tem que ter discernimento, tem que ter calma, tem que ter paciência e tentar olhar qual é a janela de oportunidade que ele vê nessa crise para melhorar ou para continuar vendendo ou para continuar no mercado. É importante isso. Não pode sentar e chorar. Tem que lutar para sobreviver”, reforçou.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.