O Tarde Nacional desta sexta-feira (27) falou sobre atendimentos psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação. A entrevistada foi a Presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Ana Sandra Fernandes.
Ela explicou que o atendimento psicológico on-line já está regulamentado desde 2018 e que vários profissionais já faziam uso dessa alternativa. Porém, em função do surto do coronavírus e da indicação de isolamento social, essa modalidade de atendimento tem se mostrado uma ferramenta importantíssima.
De acordo com Ana Sandra, para exercer esse tipo de atendimento é necessário realizar um cadastro na plataforma e-Psi e aguardar a análise e aprovação para começar o trabalho remoto. Mas, diante do atual cenário de pandemia, o Conselho liberou temporariamente os profissionais da área para realizarem os atendimentos antes mesmo da aprovação do cadastro.
“Eu espero que quando tudo isso passar, o atendimento online se torne o que ele já era: uma possibilidade de atendimento. Mas que ele nunca venha a substituir o encontro presencial entre as pessoas. Acho que nada pode substituir a presença, o toque, o encontro, o contato. E psicologia se faz com presença. Mas nesse momento, a gente entende que a gente precisa estar presente com os meios que a gente tem, enquanto não temos meios melhores” frisou a entrevistada.
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O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.