A pandemia também afetou as festas juninas mas, mesmo a distância, a Prefeitura de Caruaru vai realizar o tão famoso “Maior e Melhor São João do mundo”. Os festejos serão realizados pela plataforma online São João Solidário.
Além de manter a cultura viva, o objetivo é arrecadar doações para produtores que foram prejudicados com o isolamento social. O presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Rubens Junior, ressaltou a importância do evento.
“Como não podemos encaminhar nenhum recurso para atividades artísticas durante a pandemia, ficamos numa situação muito difícil. Isso custa cerca de R$15 milhões, desfizemos contratos e não podemos fazer novos. O São João Solidário vem como uma alternativa de manter o básico” explicou.
O São João Solidário já distribuiu cerca de 6 mil cestas básicas para a cadeia produtiva das festas juninas, que vai desde os artistas, cozinheiros, equipe de limpeza e também seguranças. Além das doações, a plataforma tem um serviço de delivery junino com vendas para todo o país.
“A plataforma delivery é um pouco mais ampla, além de comida junina, cultura e gastronomia, temos venda de arte local, artesanato em barro dos artistas plásticos do Caruaru. Então é um volume grande circulação, são R$200 milhões injetados na economia do município” ressaltou.
As lives também fazem parte do São João Solidário, artistas locais e grandes nomes da música já se preparam para transmitir shows e apresentações em Caruaru, a capital do Forró.
“A gente tá se redescobrindo. Antes a gente fazia o show para 30 mil pessoas, hoje a gente faz uma live pra 300 mil pessoas. Temos uma mega live com Alceu Valença, artistas locais, Wesley Safadão… A rede cultural do Nordeste está fazendo uma live com mais de 10 horas de show com artistas locais” comemorou.
A cada dia a internet prova que é possível festejar mesmo em tempos de pandemia. Para participar da grande festa junina virtual e contribuir com as doações, é só acessar os sites do São João Solidário e o Delivery Junino.