Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pessoas com deficiência estão mais vulneráveis durante a pandemia

Dificuldade de acesso à informação é um dos grandes desafios para essa população

Tarde Nacional

No AR em 10/06/2020 - 16:22

Apesar de todo o amparo jurídico que as pessoas com deficiência conquistaram na luta por seus direitos, vários obstáculos são enfrentados diariamente por essa população. A pandemia do coronavírus é mais um desses desafios. 

Em entrevista ao Tarde Nacional desta quarta-feira (10), Marcelo Valio, palestrante, professor, pós-doutor e mestre em filosofia e direito, conversou sobre as principais dificuldades das pessoas vulneráveis durante a pandemia.

Ouça no player abaixo:


“Estamos tendo vários impactos com a Covid-19 porque há um maior impacto do direito à saúde. Os cuidadores não estão indo trabalhar por medo de contágio e acabam deixando essas pessoas desamparadas. A violência também aumentou porque essas pessoas acabam ficando mais tempo em casa e, como são vulneráveis, acabam se tornando sujeitas à violência física e moral”, ressaltou.

 

Para Marcelo, mesmo com as leis de inclusão, as pessoas com deficiência não estão sendo auxiliadas durante a pandemia. A dificuldade de acesso à informação sobre o coronavírus e o amparo para atividades práticas, como trabalhar ou estudar, não é respeitado.

 

“Tem alguns alertas da ONU sobre a Covid que diz que é indispensável, junto às pessoas vulneráveis, promover a igualdade, a comunicação acessível e inclusiva, promover proteção social adequada, mas essa comunicação não está acontecendo. Temos excelentes normas, o que ocorre é o descumprimento delas”, explicou.

 

Criado em 10/06/2020 - 16:45

Mais do programa