Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pandemia: 71% dos empresários esperam retorno lento de restaurantes

Após meses fechados, flexibilização do isolamento social não foi recebida com muito otimismo

No AR em 24/07/2020 - 18:41

Com a flexibilização do isolamento social, os restaurantes de algumas capitais do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, estão retomando as atividades. Mas mesmo com a abertura, dados da pesquisa do Sebrae e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontam que 71% dos empresários do setor alimentício acreditam que o retorno dos clientes vai demorar. 

Segundo Almir Neto, presidente da Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (ABPASS), a expectativa é que o setor recupere o tempo perdido a partir do segundo semestre de 2021.

Ouça no player abaixo:


“Eu acredito, como muitos analistas, que o nível econômico dos restaurantes deve ocorrer no segundo semestre do ano que vem. Para muitos a única saída foi o delivery, mas não conheço alguém que teve mais de 30% do seu faturamento anterior com o delivery, a média de lucro é no máximo 20% de recuperação do faturamento”, afirmou. 

 

O faturamento foi baixo porque muitos pratos não são adequados para transporte, dificultando a venda de muitos restaurantes. O delivery no Brasil ainda precisa ser repensado.

Outro fator que pode diminuir a procura dos consumidores por restaurantes é que os brasileiros estão criando o hábito de cozinhar. 

 

“O consumidor criou noções de custos mais realistas, sabe o trabalho que dá preparar um prato e sabe o que ele deve evitar. Agora que ele cozinha ganhou também o poder de crítica, para criticar melhor os pratos. Então é um desafio maior para agradar o consumidor que vai voltar mais crítico para restaurante”, explicou.

 

Mesmo com a flexibilização do isolamento social, a insegurança dos brasileiros pode afetar a procura por restaurantes. Enquanto isso, o setor alimentício espera abrir as portas de forma segura para todos os clientes.

Criado em 24/07/2020 - 18:44