Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médica dá dicas de como controlar o colesterol

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, neste sábado, 8, vêm com campanha de prevenção das complicações provocadas pelo excesso da substância

No AR em 07/08/2020 - 16:56

O Tarde Nacional conversou com a Dra. Joana Dantas, Diretora do departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, sobre o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data foi criada para a reforçar a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares. O objetivo da campanha é reforçar o controle do colesterol e dos triglicerídeos, e discutir possíveis interações com a infecção por covid-19.

Sobre a prevenção de complicações a médica ressalta a importância de conhecer o próprio organismo. "O ideal é fazer exames, principalmente quem tem histórico na família de colesterol e triglicerídeo alto, ou que tem doença cardiovascular cedo na família", orienta. "As crianças também devem fazer um exame, principalmente se tem fator de risco como obesidade". 

Ela explica que a partir do diagnóstico manter uma dieta orientada é muito importante, mas não é a única forma. "A gente sabe que o colesterol também pode ser produzido pelo organismo, principalmente nas formas genéticas, para essas pessoas só a dieta não vai ser suficiente", alerta Joana. "Com frequência também precisamos lançar mão de medicação."

Porém, na maior parte dos casos, pondera a médica, é possível controlar o colesterol somente com uma dieta saudável e com atividades físicas regulares.

Ouça a entrevista completa:

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h ás 15h pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 07/08/2020 - 18:03