Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Medo da pandemia pode prejudicar o desempenho no trabalho

Saiba como lidar com situações tóxicas que podem afetar as relações durante a pandemia

No AR em 20/08/2020 - 16:45

A incerteza sobre o futuro e o medo da pandemia de covid-19 podem causar desânimo e pessimismo na vida pessoal. As atitudes e os pensamentos negativos são tão fortes que podem até mesmo atrapalhar o rendimento e as relações no ambiente de trabalho. 

Segundo Dilza Taranto, consultora de Recursos Humanos e especialista em Desenvolvimento Humano, Carreira e Liderança, para combater o ambiente tóxico no trabalho durante a pandemia é preciso exercitar a inteligência emocional.

Saiba mais no player abaixo:


“Todo mundo está impactado com a pandemia, mas o que cada um vai fazer com isso é o que faz toda a diferença em todas as relações. É preciso ter inteligência emocional, controlar esses medos, as emoções. Algumas pessoas vão se entregar, entrar numa tristeza profunda, outros vão encarar a realidade e fazer o que está no seu alcance e tocar a vida”, explicou.

 

A consultora também ressaltou que os líderes têm papel fundamental na hora de mediar conflitos e ajudar os funcionários. Mas a resiliência e a determinação do próprio trabalhador é a chave principal para controlar as emoções e combater o pessimismo.

 

“As pessoas precisam ter mais resiliência. Não é fingir que as coisas não estão acontecendo ou lutar contra as emoções, mas saber que as coisas boas passam e as ruins também. A gente precisa ter essa consciência e não desistir. São coisas que fogem do nosso controle então precisamos entender até onde vai a nossa responsabilidade porque a gente não pode deixar de viver, não podemos morrer em vida”, ressaltou.

 

A pandemia gerou diversas mudanças na rotina e sentir medo é normal, mas se entregar aos sentimentos negativos pode piorar a situação. Além de adotar medidas para prevenir o contágio pelo coronavírus, é preciso buscar alternativas para cuidar da saúde mental e estabelecer uma boa convivência no trabalho.

Criado em 20/08/2020 - 16:48