Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expor a criança à natureza pode melhorar a imunidade

Contato com o mundo natural é importante para a saúde das crianças

Tarde Nacional

No AR em 09/09/2020 - 18:23

Com o distanciamento social, a internet e principalmente os jogos eletrônicos, ir à horta ou observar a natureza se tornou uma atividade rara para as crianças. Mas a falta de contato com o mundo natural pode prejudicar a saúde dos pequenos. 

Segundo o professor Amauri Betini Bartoszeck, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de melhorar a imunidade da criança contra doenças e alergias, explorar o meio ambiente é uma oportunidade de ensinar a importância da preservação à natureza.

“Houve um avanço progressivo de tecnologia e a criança não está mais no meio ambiente. Não existem muitas aulas práticas nas escolas, não tem uma horta, não tem um laboratório", lamenta o professor. "Isso gera uma grande dificuldade das crianças estarem em contato com a natureza para entender o que ela é e a importância de preservar o meio ambiente.”

Mesmo com a pandemia é possível ensinar sobre a natureza dentro de casa. Atividades práticas como desenho, fotos e até uma pequena plantação em caixa de leite já estimulam o cuidado com o meio ambiente. “Tem muitas coisas que são possíveis fazer dentro de casa com as crianças: comprar ervilhas, plantar pinhão em caixinhas de leite e acompanhar o crescimento da planta, usar grãos de feijão e plantar no algodão”, exemplifica.

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 09/09/2020 - 18:26

Mais do programa