Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Instituição ajuda alunos com deficiência visual nas aulas virtuais

A Laramara facilita a inclusão desse público por meio do atendimento virtual e aplicativos como o WhatsApp

Tarde Nacional

No AR em 17/09/2020 - 17:34

A Laramara - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual está auxiliando alunos com deficiência visual, cegueira e baixa visão no cumprimento do calendário escolar. Diante dos desafios impostos pela pandemia com aulas online, a instituição está dando suporte com atividades socioeducativas, pedagógicas e também culturais que facilitam o processo de inclusão escolar por meio do atendimento virtual e aplicativos como o WhatsApp. Outra iniciativa da instituição é o projeto Inclusão Social e Tecnologias Assistivas que possibilita doar máquinas de escrever em braille às famílias em vulnerabilidade.

Sobre a importância deste trabalho, o programa conversou com a pedagoga especializada no ensino de pessoas com deficiência visual, Maria da Graça Corsi. Criada em 1991, em São Paulo mas atendendo também em outros estados, a instituição recebe hoje crianças, jovem e adultos com deficiência visual. Além das publicações, cursos, da linha de brinquedos e jogos pedagógicos que eles desenvolvem, eles tem um Centro de Tecnologia Assistiva que testa tudo que há de novo no mercado. "Então, precisa de alguém que seja deficiente visual ou que tenha conhecimento e nós temos essas duas metades", acrescenta a professora.

E como essas pessoas conseguem ter uma boa aula virtual? Segundo Maria, "o tempo de atenção online é diferente do tempo de uma sala de aula. Principalmente, se for uma criança sozinha em casa diante de um equipamento que nem sempre é bom". Ela explica que o desafio é grande tendo em vista que, por vezes, uma família inteira divide um único celular. "Mas nós temos visto algumas experiências de sucesso com o professor da sala de apoio entrando em contato, a escola faz a adaptação, a família de 15 em 15 dias vai buscar as atividades curriculares adaptadas à condição visual daquele aluno", relata.

Quer saber mais sobre essa acolhida? Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 17/09/2020 - 18:52 e atualizado em 17/09/2020 - 18:38

Mais do programa