Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor lembra outras pandemias da história

Com poucos hábitos de higiene na época, doenças como a varíola, a peste negra e a gripe espanhola dizimaram milhões pela Europa

Tarde Nacional

No AR em 16/09/2020 - 15:30

Ao longo da história a humanidade tem sofrido com doenças e pestes, sendo a covid-19 apenas mais um item na lista de tragédias semelhantes. Quem fala mais sobre esses acontecimentos é o professor e coordenador pedagógico dos cursos de História e Geografia no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Alexandre Mendes. 

Segundo o professor, "a primeira pandemia aconteceu ainda no Império Romano. Atualmente, a medicina acredita que essa peste antonina tenha sido a varíola". Ele conta que a doença provavelmente foi trazida para a Europa naquele período por meio de uma expedição militar. "Inclusive temos semelhanças com a própria pandemia do coronavírus por ter afetado também a comunicação. Tivemos, basicamente, duas mil mortes por dia só nos primeiros anos", lembra ele.

Outra que também ficou bastante conhecida foi a peste negra que trouxe um grande número de vitimados. De acordo com Alexandre, boa parte dessas doenças como a varíola e a peste negra vieram da Àsia para o Ocidente, devido principalmente à rotas comerciais entre os dois continentes. "No caso da peste negra, foram praticamente 1/3 da população morta na Europa, entre o século 14 e o início do século 15", afirma. 

Quer saber mais sobre os hábitos de higiene na época? Confira a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 16/09/2020 - 18:13 e atualizado em 16/09/2020 - 17:55

Mais do programa