Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Robôs podem ajudar no combate à covid-19

Tecnologia de exploração espacial consegue diagnosticar e eliminar o vírus em algumas superfícies

No AR em 10/09/2020 - 20:47

Especialistas do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) afirmaram que tecnologia de exploração espacial pode ajudar no diagnóstico precoce e no tratamento da Covid-19. 

Segundo Carmelo Filho, professor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE) e membro do IEEE, os algoritmos utilizados em exames laboratoriais de astronautas conseguem agilizar o processo de análises clínicas para estudar o vírus.

“Estamos usando tecnologia aeroespacial para combater a pandemia", relata. "A utilização de robôs, que permitem identificar pacientes com temperatura mais elevada, para fazer uma triagem na população, e até robôs que emitem raios ultravioletas, que conseguem fazer a desinfecção do ambiente.”

Tarde Nacional


A tecnologia robótica também pode agilizar a criação de vacinas e atuar com prováveis formas de tratamento para a Covid-19. Um grande avanço na luta contra o coronavírus. “Estamos conseguindo filtrar possibilidades que podem acelerar o processo de concepção de vacinas usando o processo de inteligência artificial”, diz o cientista. 

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília

Criado em 10/09/2020 - 20:51