Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TSE atualiza aplicativo de denúncias para Eleições 2020

Aplicativo ajuda a denunciar irregularidades em campanhas eleitorais e conta com novos critérios de avaliação

Eleições 2020

No AR em 28/09/2020 - 17:44

As campanhas eleitorais para as Eleições Municipais de 2020 tiveram início no último sábado (26). Mas com toda a corrida eleitoral, surge a necessidade de garantir que os candidatos e partidos políticos não cometam irregularidades durante a campanha. 

Para facilitar a fiscalização, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou e retomou as atividades do aplicativo Pardal. Segundo o juiz auxiliar da presidência do TSE, Sandro Vieira, a plataforma conta com a ajuda do eleitor para denunciar propagandas eleitorais irregulares. 

Ouça no player abaixo:


Criado em 2014, o Pardal já recebeu diversos flagrantes de propagandas eleitorais. Showmício e divulgação em outdoors são as irregularidades mais comuns. Mas, em 2016, a plataforma recebeu diversas ocorrências falsas. Para evitar o problema, a atualização do aplicativo conta com quatro etapas de verificação da denúncia.

 

“O nível de exigência de dados se tornou maior para evitar a vulgarização do debate político, muitas denúncias são tidas apenas para dificultar o outro candidato. Nenhuma providência será tomada sem o termo de exigência de preenchimento, avaliação automática, avaliação do servidor e por fim avaliação do magistrado eleitoral que estará atuando para repreender a irregularidade na campanha eleitoral”, ressaltou.

 

O Pardal pode ser baixado gratuitamente em qualquer plataforma iOS e Android. Vale lembrar que o aplicativo é direcionado apenas para denúncias de propagandas eleitorais irregulares. As demais práticas ilícitas devem ser denunciadas no site do Ministério Público Eleitoral ou no balcão da Justiça Eleitoral.

Criado em 28/09/2020 - 17:46

Mais do programa