Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental

Brasil é um dos países com maior número de ansiosos

Tarde Nacional

No AR em 09/10/2020 - 15:40

Desde o ano de 1992, o dia 10 de outubro foi instituído o Dia Mundial da Saúde Mental pela Federação Mundial de Saúde Mental com a proposta de demonstrar a importância dos cuidados com a saúde mental. Para falar sobre o assunto, que ficou ainda mais evidente em tempos de pandemia, o Tarde Nacional conversou com a neuropsicóloga, psicanalista e perita Judicial, Leninha Wagner.

Segundo ela, os profissionais de saúde utilizam essa data com campanhas preventivas para que se conscientize a população da importância de se manter a saúde mental. Porque, afinal de contas, sem saúde mental não há saúde alguma. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a saúde mental é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de saúde, de enfermidades. 

Entre os fatores negativos que afetam essa saúde mental ela cita o estresse, os conflitos, a procrastinação, as incapacidades, as doenças, as limitações e, principalmente, os excessos e as faltas. "Por exemplo, o excesso de convívio familiar que a gente teve muito nesse período, o excesso ou a ausência de trabalho ou excesso de dinheiro e também a falta dele. Então, esses lugares de polaridade, de tudo ou não, também afetam muito a saúde mental", exemplifica a terapeuta. 

Qual a diferença de doença mental para saúde mental? Que fatores podem explicar esses transtornos psiquiátricos? Acompanhe a entrevista completa, no player:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 09/10/2020 - 17:30 e atualizado em 09/10/2020 - 17:09

Mais do programa