Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aplicativo para turistas em Fernando de Noronha será obrigatório

A partir de 10 de outubro, só poderão ter acesso à Ilha quem apresentar o exame RT-PCR negativo e fazer uso do aplicativo gratuito Dycovid

Tarde Nacional

No AR em 07/10/2020 - 15:40

Essa é pra você que está aí louco para viajar. A partir deste sábado, 10 de outubro, será obrigatório o uso do app Dycovid aos turistas que desejam visitar a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Através do Bluetooht e GPS o aplicativo pode analisar o histórico de até 14 dias antes do resultado do teste do infectado pela Covid-19 dar positivo, assim, as pessoas que tiveram nas imediações do contaminado recebem uma notificação de risco, que é classificada de acordo com a proximidade e tempo de exposição.

O aplicativo conta com patrocínio do Ministério Público de Pernambuco, Secretaria de Saúde de Pernambuco e a Porto Digital. Quem explica melhor essa tecnologia é o CEO da Mamba Labs, startup desenvolvedora do aplicativo, Matheus Rodrigues. Segundo ele, o objetivo do Dycovid é identificar o risco antes mesmo das pessoas terem o sintoma da Covid-19. Com o Bluetooht e o GPS, eles analisam o tempo total de contato e a distância mínima que esse contato teve. A partir daí é gerado um risco, de 1 a 3. Quando a pessoa está infectada, o outro usuário recebe o risco. Há também o contato exclusivo da Secretaria de Saúde de Pernambuco somente pelo smartphone.

Funcionando apenas em Pernambuco, Matheus garante que a ferramenta pode ser aplicada em qualquer região do país. Inclusive eles tem tido muito contato de outras prefeituras; e algumas já estão em fase de implementação. "A nossa ideia é a expansão. Nós temos praticamente dois modelos de adesão: a gente negocia direto com o Estado para colocar esse serviço direto à população ou para empresa. Empresas conseguem estar contratando e comprando o pacote para colocar em uma determinada região ou até mesmo para os seus funcionários", completa o diretor executivo.

E quantas pessoas eles pretendem atingir nesse retorno do turismo à ilha? Saiba na entrevista completa, no player acima. 

Criado em 07/10/2020 - 20:37 e atualizado em 07/10/2020 - 20:19

Mais do programa